Acessibilidade.Uma palavra que não pode ficar só no mundo físico.Ela tem que ser democrática e alcançar todas as pessoas, independente de credo, raça, status social e, principalmente, quem tem alguma dificuldade física.

Isso inclui todas as pessoas que, por alguma deficência ou mesmo dificuldade física, não tem acesso ao divertido mundo dos jogos digitais, sejam eles online ou não.E esse problema fica ainda mais severo no caso dos deficientes visuais com quem oainda s sites e portais tem se preocupado muito pouco.

Mas, com a luta e o desejo de alguns profissionais e produtores de jogos está nascendo o fenómeno dos “acessible games” ou seja jogos que são totalmente acessíveis para pessoas com deficiência de visão.

Como ainda não se dispõe da tecnologia, ou melhor, ela ainda não alcançou potencial de mercado para se fabricar interfaces táteis, os jogos são jogados através do áudio onde a informação é totalmente acessível aos jogadores com deficiência.

Você deve estar se perguntando, “Mas como isso funciona ?”.É mais ou menos como o futebol para deficientes visuais onde a bola tem vários “Guizos” ou “sininhos” que emitem sons que dão ao jogador a clara noção de onde a bola está, como está está se movimentando, enfim, informações que só alguém com a audição muito aguçada consegue perceber.E esse é o caso da maioria dos deficientes visuais em que o tato, audição , paladar, olfato e outros sentidos que a ciência ainda não conhece nem explica.Esses sentidos permitem aos deficientes fazerem coisas que nem sonharíamos mas são possíveis e acontecem mesmo.

Já existe um site da comunidade de jogadores e produtores de jogos para cegos que chama-se Audio Games (www.audiogames.net).

Este site (ainda em língua inglesa) tem informações sobre todos os jogos existentes bem como descrições e links para o download dos mesmos. É uma excelente fonte para principiantes porque tem tudo o que devemos saber para orientar e ajudar as pessoas com deficiência nesse novo horizonte de diversão para deficientes visuais.

Mas, esse novo mundo de jogos para deficientes ainda precisa da ajuda de todos pois não é muito divulgado e depende de todos nós para crescer e ter recursos para desenvolver novos jogos, interfaces e recursos que ajudariam a melhorar a vida e a diversão de milhares de deficientes visuais em todo mundo.

Por isso, o Blog MegaJogos recomenda:Se você conhece ou tem contato com alguém que tenha deficiência visual, comente sobre isso com ele e, se ele se interessar, ajude-o a acessar e conhecer o Audio Games.Você poderá estar mudando a vida de alguém para muito melhor e mais divertida.